

Progressão Vila da Penha

Progressão

Compreendemos que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. Portanto, faz parte do conjunto educacional e deve ser articulado e integrado ao ensino fundamental. Sendo assim, cabe a nós como escola, aproximar as práticas e metodologias em todos os seguimentos educacionais, de forma a permitir um maior enriquecimento intelectual, social e cultural.
Segundo a BNCC, a educação básica precisa garantir aos alunos a aquisição de dez competências essenciais elencadas abaixo:
• conhecimento;
• pensamento científico, crítico e criativo;
• repertório cultural;
• comunicação;
• cultura digital;
• trabalho e projeto de vida;
• argumentação;
• autoconhecimento e autocuidado;
• empatia e cooperação;
• responsabilidade e cidadania.

Estas são consideradas como habilidades, atitudes e valores que permitem ao educando solucionar problemas relativos as suas esferas pessoal, social e profissional. Por isso, a aquisição delas pelo aluno permite o seu desenvolvimento integral.
Poroposta Pedagógica
Seguindo integralmente a BNCC a Proposta Pedagógica do Progressão está pautada e fundamentada na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que apresenta 10 competências Gerais que regem toda a Educação Básica que é compreendida em 3 etapas:
Cognitiva
1.Conhecimento
2.Pensamento Científico, Crítico e Criativo
3.Repertório Cultural


Comunicativa
4. Linguagens
5. Articulação
6. Tecnologias

Socioemocional
7. Autonomia e Autogestão
8. Autoconhecimento e Autocuidado
9. Empatia e Cooperação
10. Responsabilidade e Cidadania
A nossa Proposta Pedagógica é embasada pela metodologia tradicional na busca do conhecimento sistemático, integrada e aplicada à conceitos sócios-construtivistas, também conhecidos como interacionistas, somados ainda, a recursos e ferramentas montessori.
Matriz Curricular
Educação Infantil

Ensino Fundamental I
